Conferência Internacional sobre Educação e Migrações em Matosinhos

Foto: Francisco Teixeira CMM

No mesmo dia em que chegam a Matosinhos os primeiros refugiados ucranianos, o conflito na Ucrânia e a crise humanitária estiveram em destaque nesta sessão, que decorreu, hoje.

A pandemia por Covid-19 obrigou ao adiamento da Conferência Internacional sobre Educação e Migrações, prevista inicialmente para 2020.

Promovida pelo Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) do Politécnico do Porto, a conferência realizou-se hoje e contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

A articulação entre educação, migrações e desenvolvimento sustentável esteve em debate, considerando as implicações sociais, a nível local, nacional e europeu, geradas pelas migrações na Europa e associados.

O tema ganhou uma maior relevância com o conflito na Ucrânia e a “crise humanitária” decorrente, conforme referiu a diretora do CEI, Clara Sarmento, alertando para a importância da educação e do diálogo intercultural na integração dos migrantes.

A Presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, adiantou que os primeiros cidadãos ucranianos oriundos do conflito chegam hoje a Matosinhos. “Na pandemia tivemos que nos fechar por razões de segurança, mas agora estamos a abrir-nos ao mundo. Hoje é um dia marcante para nós. Tivemos que adaptar as nossas respostas para acolher estas pessoas com uma maior dignidade e tivemos que o fazer rapidamente. Somos uma comunidade aberta, inclusiva, integradora, solidária, humanista.

A nossa grande dificuldade é gerir a vontade de ajudar. Estamos a trabalhar com as uniões de freguesia no que diz respeito à organização dos bens que foram oferecidos. Estamos a trabalhar em rede para dar respostas ao nível da educação, habitação, cuidados de saúde, emprego e integração”, explicou a edil.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter