“Comboio de bicicletas” expandiu-se em Matosinhos neste ano letivo

Foto CM Matosinhos

Já são mais de duas centenas de crianças que pedalam até à escola, em Matosinhos.

“Comboio de bicicletas” é iniciativa da autarquia de Matosinhos e promove deslocações seguras e ativas de bicicleta para a escola.
Pelo menos 233 crianças deslocaram-se diariamente de bicicleta de casa até à escola entre setembro e dezembro de 2025 em Matosinhos num “comboio” comunitário de bicicletas. O projeto, promovido pela Câmara Municipal, inclui-se numa iniciativa mais abrangente chamada “CicloExpresso”, que nasceu em Lisboa pelas mãos de um pai, em 2015.
O projeto, que já conta com “comboios” em escolas de Lisboa, Braga, Palmela, Oeiras e Aveiro, foi apoiado pela autarquia matosinhense que entende que o projeto serve como “contributo decisivo para a mobilidade sustentável e para a promoção de hábitos de vida saudáveis desde a infância”.

Em comunicado, a autarquia garante que os trajetos são seguros, organizados e acompanhados por monitores: “O CicloExpresso funciona como um verdadeiro comboio de bicicletas, com horários regulares e percursos definidos, promovendo a autonomia das crianças e reduzindo o tráfego automóvel junto às escolas”.

Atualmente, o projeto conta com quatro linhas ativas em Matosinhos — São Mamede de Infesta, Leça da Palmeira, Padrão da Légua e Perafita — abrangendo 12 estabelecimentos de ensino do concelho de Matosinhos. A iniciativa é desenvolvida pelo municípios em parceria com a Cooperativa Bicicultura.

No último período do ano letivo 2023/2024, o município de Matosinhos implementou o projeto piloto dos comboios de bicicletas em dois agrupamentos escolares, iniciativa que continuou (e continua) no ano letivo em curso – 2024/2025, envolvendo:

– Agrupamento Eng. Fernando Pinto de Oliveira, em Leça da Palmeira, com percursos semanais – terça-feira, para as escolas EB1 Nogueira Pinto e a EB1 da Praia;

– Agrupamento Abel Salazar, em São Mamede de Infesta, com percursos semanais – quarta-feira, para as escolas EB1 da Igreja Velha, EB1 da Ermida e EB1 Padre Manuel Castro;

O sucesso do projeto impulsionou a expansão desta medida, contando agora com dois novos “comboios”, compreendendo o: Agrupamento de Escolas de Perafita, com percursos semanais – quinta-feira, para as escolas EB1 das Ribeiras e EB1 n.º 2 Perafita; Agrupamento de Escolas do Padrão da Légua, com percursos semanais – sexta-feira, para as escolas EB1/JI Amieira, EB1/JI Gondivai, EB1/JI Araujo e EB1/JI Padrão da Légua.

Segundo a autarquia, para além dos benefícios ambientais, como a diminuição das emissões poluentes e do congestionamento rodoviário, o projeto tem impacto direto no bem-estar das crianças, incentivando a prática diária de exercício físico e reforçando o sentido de comunidade entre famílias, escolas e monitores.

As inscrições para o CicloExpresso mantêm-se abertas, em Matosinhos e nas restantes cidades aderentes, ao longo do ano letivo.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter