A Divisão de Investigação Criminal da PSP deteve, no dia 5, pelas 21h40, na Rua Padre Costa, em Matosinhos, dois homens de 31 e 62 anos e três mulheres de 18, 23 e 56 anos, residentes na Maia, por extorsão.
O esquema inicial consistia no empréstimo de dinheiro por parte dos arguidos, em contrapartida de a outra parte ter de pagar o dobro da quantia emprestada.
O empréstimo inicial de 2 mil euros rapidamente atingiu os 7.500 euros em pagamentos, e mesmo depois de a vítima ter pago o valor em dívida, os suspeitos ameaçavam-na para que continuasse a entregar elevadas quantias de dinheiro, bem como para suportar despesas de alimentação no local de trabalho.
Os suspeitos argumentavam que a dívida só estaria paga se a vítima lhes entregasse 35.000 euros, caso contrário a família iria sofrer represálias, o que levou a vítima a apresentar queixa.
Os suspeitos foram detidos em flagrante numa operação policial em que a vítima teria de entregar dinheiro.
Os detidos foram presentes perante as Autoridades Judiciárias competentes, tendo ficado dois com apresentações periódicas na Autoridade Policial da sua residência.