Cidadãos dos oito municípios da Lipor batem recordes na Reciclagem

Foto: lipor.pt

Em 2021 a LIPOR recebeu cerca de 106 455 toneladas de materiais provenientes da Recolha Seletiva Porta a Porta, da Recolha de Proximidade com contentores de acesso condicionado, dos Ecopontos e Ecocentros o que significa um crescimento de +6,5% relativamente a 2020.

Desta forma, em 2021 a LIPOR rececionou no seu Centro de Triagem e Plataformas de Valorização 63.162 toneladas de materiais para reciclagem e na Central de Valorização Orgânica 43.293 toneladas de biorresíduos (resíduos alimentares e resíduos verdes).

Registou-se um decréscimo na produção de resíduos indiferenciados pelo segundo ano consecutivo, para 384 855 toneladas (-2,4% que em 2020), do qual somente 1,2% da produção total, foi depositado em Aterro. A LIPOR aproveitou o seu potencial valorizando-o na sua Central de Valorização Energética o que permitiu, em 2021, a exportação para a rede nacional da EDP de cerca de 158 GWh de energia elétrica.

Os produtos Lipor, nomeadamente os Recicláveis, papel e cartão, plásticos, vidro e metais, o Composto Orgânico Nutrimais e a Energia Elétrica exportada, tiveram grande impacte positivo na redução de emissões para a atmosfera.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter