Cerca de 30% dos doentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados são casos sociais

Cerca de 30% dos doentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados são casos sociais, revelou hoje a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, segundo a qual os hospitais não encaminham doentes apenas quando estes falham os critérios.

A Associação de Cuidados Continuados tem recebido dezenas de queixas de pessoas que enfrentam “entraves” nos hospitais para transferir um familiar para a rede de cuidados continuados, o que leva a associação a questionar se existe alguma orientação interna.

No entanto, a avaliação feita pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é a de que tanto os hospitais como os cuidados de saúde primários “são bastante atentos e diligentes na referenciação de utentes para a Rede Nacional de Cuidados Continuados”, salientando que “nem todos os doentes têm critérios para a rede”.

“Um doente que precise exclusivamente de apoio social não é doente para a rede”, apontou a enfermeira Filomena Cardoso, da Direção Executiva do SNS, acrescentando que para a RNCC vão os doentes que precisam de “continuidade de cuidados, precisam de cuidados de saúde mas não num hospital de agudos”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter