CCDR-Norte conclui modernização da rede que monitoriza qualidade do ar

Foto PM Arquivo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) concluiu o projeto de 900 mil euros para modernizar a rede de monitorização da qualidade do ar na região, divulgou hoje em comunicado.

De acordo com a CCDR-Norte, o projeto “permitiu colocar em pleno funcionamento 53 novos analisadores de monitorização da qualidade do ar, assim como a substituição de 10 contentores (das estações de Avintes, Perafita, Custóias, Seara, D. Manuel II, João Gomes Laranjo, Ermesinde, Anta – Espinho, Mindelo e Sobreiras)”.
“Esta candidatura teve como objetivo investir na modernização das estações da rede de monitorização da qualidade do ar, quer com a aquisição de novos equipamentos, dotados da melhor e mais recente tecnologia, quer com a requalificação de alguns dos abrigos que compõem as referidas estações”, refere a instituição presidida por António Cunha, no comunicado.

A CCDR-Norte recorda que, em 2017, “após um diagnóstico sobre os equipamentos instalados em cada uma das estações de monitorização, constatou-se a necessidade premente de substituição de analisadores que estão em funcionamento desde 1998”.
Segundo a comissão, a candidatura foi aprovada no âmbito do programa de fundos europeus Norte 2020.

A Rede de Monitorização da Qualidade do Ar da Região Norte (RMQAr-NORTE), gerida pela CCDR-Norte, é constituída por 21 estações de monitorização da qualidade do ar, distribuídas por 14 concelhos, de acordo com a comissão.

Os munícipios em questão são o Porto, Matosinhos, Maia, Valongo, Espinho, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Braga, Paços de Ferreira, Paredes, Guimarães, Santo Tirso, Viana do Castelo e Vila Real.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter