Casa de Siza e do Moleiro classificadas como Monumento de interesse municipal

Casa de família de Siza Vieira é nova residência artística em Matosinhos

A casa da família do arquiteto Álvaro Siza, na Rua Roberto Ivens, em Matosinhos, será classificada como Monumento de Interesse Municipal.

A decisão foi tomada pelo Executivo Municipal, na quarta-feira, na reunião pública, que decorreu no Centro Social e Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, em Perafita, seguindo uma estratégia de descentralização.

Construída em meados do século XIX, a casa foi remodelada em 1961 pelo próprio Álvaro Siza, a pedido dos seus pais.

Em 2007, o imóvel foi adquirido pela Câmara de Matosinhos que, depois de uma empreitada de reabilitação, também supervisionada por Álvaro Siza, ali instalou, em 2009, o Centro de Documentação Álvaro Siza. No mesmo espaço funcionou a sede da Casa da Arquitetura até 2017, ano em que se transferiu para as atuais instalações, na Real Vinícola.

Já este ano, a casa transformou-se em Residência Artística para acolher investigadores, curadores e arquitetos. Para o efeito, foram necessárias obras de adaptação, que foram acompanhadas por Álvaro Siza. O investimento foi realizado e suportado pela autarquia.

Também a Casa do Moleiro, em Angeiras de Cima, em Lavra, será classificada como Monumento de Interesse Municipal.

Propriedade dos herdeiros de Celestino Dias da Costa e localizada nas ruas de 3 de maio e da Cruz, a casa de lavoura mantém as características comuns neste tipo de imóvel da região.

 

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter