Câmara de Matosinhos garante que casal que dorme no aeroporto tem recusado os apoios

Suspeito reage com violência a detenção no aeroporto da Maia
Foto de Arquivo PM

Após a publicação pelo JN do caso de um casal que vivia há dias no aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, a Câmara de Matosinhos esclarece algumas questões e garante que Bruno e Irina, o casal em causa, tem recusado vários tipos de apoio.

O município referiu que “apesar dos vários contactos junto do casal, este tem rejeitado a ajuda, nomeadamente o apoio do Lar Santana para alimentação e higiene”.

Foi oferecido a Bruno e a Irina um cartão andante para que se pudessem deslocar ao Lar de Santana, algo que sempre foi recusado, pelo menos até anteontem.

De acordo com a Câmara, “o casal referiu à equipa, por diversas vezes, estar a tratar da sua situação por meios próprios, sublinhando não necessitarem do apoio da equipa. Aliás, foram várias as vezes em que expressaram essa vontade, quer durante chamadas telefónicas, quer através de SMS. A postura do casal nunca foi de colaboração com os técnicos, mas sim de alguma hostilidade”.

De igual modo, o município referiu que “foi contactada a família de Irina, que aceitou apoiá-la individualmente, contudo, a utente recusa esse apoio”.

A mesma entidade faz saber que só anteontem o casal aceitou “os andantes e o apoio do Lar, assim como o encaminhamento para requererem o Rendimento Social de Inserção”.

A autarquia assegurou ainda que vai “manter um acompanhamento de proximidade e realizar todas as diligências necessárias”, divulga o JN.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter