Câmara de Matosinhos aprova voto de louvor ao realizador João Gonzalez

Foto: reprodução Facebook de João Gonzalez

Em reunião de Câmara realizada em Custóias, o executivo de Matosinhos aprovou por unanimidade um voto de louvor a João Gonzalez.

Animador, ilustrador e músico, João Gonzalez é o primeiro português a ser nomeado para os Óscares, mais concretamente na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, com o filme “Ice Merchants”.
Viveu a infância e adolescência em S. Mamede de Infesta. Frequentou o Centro Infantil de S. Mamede de Infesta e as escolas básicas Padre Manuel de Castro e Maria Manuela de Sá, e praticou voleibol na Académica de São Mamede, instituição onde se sagrou campeão nacional.
Licenciou-se na Escola Superior de Media, Artes e Design (Instituto Politécnico do Porto). Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art, em Londres.

Ao longo da sua carreira, tem vindo a ganhar diversos prémios internacionais com os filmes “Nestor”, “The Voyager” e, recentemente, “Ice Merchants”, que o tornou no primeiro realizador português de animação a ser premiado no Festival de Cannes.
A 95.ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decorre no dia 12 de março.

Pela excelência do seu curto e multipremiado percurso, a Câmara Municipal de Matosinhos aprovou em reunião de câmara, por unanimidade, um voto de louvor ao realizador João Gonzalez.
A primeira reunião ordinária pública de 2023 do executivo municipal realizou-se em Custóias, seguindo uma estratégia de descentralização e contou com a presença do presidente da união das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves.
A próxima reunião ordinária pública será em Guifões, no dia 22 de fevereiro.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter