Bruno Pereira, candidato da coligação AD (PSD/CDS) à Câmara Municipal de Matosinhos, dirigiu uma carta à ministra da Administração Interna para propor a instalação de um sistema de videovigilância ao longo da orla costeira do concelho, em particular nas freguesias de Leça da Palmeira e Perafita.
Na carta enviada à governante, Bruno Pereira afirma-se preocupado com “a degradação das condições de segurança” nessas zonas, apontando o aumento de ajuntamentos de veículos de “tuning” e corridas ilegais em vias públicas e autoestradas adjacentes. E considera que estas ocorrências colocam em risco a segurança de residentes, comerciantes e visitantes, gerando um clima de inquietação e insegurança.
“Entendemos que a instalação de um sistema de videovigilância, devidamente enquadrado na lei e articulado com as forças de segurança, poderá desempenhar um papel fundamental na dissuasão destas práticas e no reforço da proteção e segurança de pessoas e bens”, afirma o candidato da AD Matosinhos.
É solicitado ao Ministério da Administração Interna que avalie a viabilidade legal e técnica desta medida.
Esta proposta integra-se numa estratégia de segurança urbana mais ampla que o candidato pretende desenvolver, com a promoção de soluções tecnológicas e preventivas ao serviço dos cidadãos de Matosinhos.