Bombeiros de Matosinhos envolvidos em formação em edifícios em altura

Foto CM Matosinhos

Um exercício prático em edifício de grande altura encerrou a formação promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos.

Cerca de 40 bombeiros voluntários dos 4 Corpos de Bombeiros de Matosinhos estão desde a passada semana a frequentar ações de formação teórico-práticas promovidas pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com a Escola Nacional de Bombeiros.

O encerramento destas ações aconteceu ontem com um exercício prático num dos edifícios “Entre Quintas” com uma simulação de intervenção num dos pisos mais elevados do edifício, tendo sido acionados todos meios necessários previamente testados e preparados no decorrer da formação, nomeadamente veículos de combate a incêndios urbanos com várias valências, incluindo autoescadas e autotanques.
O exercício prático em questão, que contou também com a intervenção da Polícia Municipal e Proteção Civil, serviu como uma oportunidade de teste às competências adquiridas na formação de bombeiros e permitiu conjugar a gestão e a operação, as duas vertentes formativas aqui em causa.

A iniciativa inseriu-se na estratégia que a autarquia tem vindo a desenvolver no sentido da valorização do capital humano e da capacitação dos bombeiros voluntários no âmbito dos principais problemas detetados em Matosinhos, nomeadamente no que respeitam as ações em edifícios em altura.

“A construção de edifícios de grande altura no nosso território é um desafio do ponto de vista da segurança e do combate a incêndio em edifícios. Ter pessoas com o conhecimento necessário para dar respostas rápidas e eficazes é essencial do ponto de vista de quem tem responsabilidades no socorro e na emergência”, refere a nota informativa do município.
Estas ações de formação realizaram-se em Leça da Palmeira, com a parte teórica a decorrer no quartel dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos Leça e a parte prática nos condomínios “Entre Quintas” e “Tower Flower Magnólia”, que acederam em abrir as suas portas e colaborar com a autarquia na vertente prática destas formações.
A vereadora da Proteção Civil da Câmara de Matosinhos, Marta Pontes, acompanhou vários momentos desta formação teórico-prática dos bombeiros voluntários.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter