Bicicletas entregues aos guarda-rios do Leça

Foto: CMM /Francisco Teixeira

A equipa de monitorização do rio Leça conta com um novo meio de transporte.

A equipa de guarda-rios que, diariamente, percorre e monitoriza o rio Leça dispõe, desde esta quarta-feira, de duas bicicletas elétricas.

Oferecidas pela união de freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões à Associação Corredor do Leça, as duas bicicletas asseguram um transporte mais cómodo e mais rápido ao longo do percurso.

O rio Leça, que nasce em Santo Tirso, a uma altitude de 475 m, e desagua em Matosinhos, tem uma extensão de cerca de 46 quilómetros.

Considerado durante décadas um dos rios mais poluídos da Europa, tem vindo nos últimos anos a ser palco de um relevante programa de regeneração.

A equipa de guarda-rios, recorde-se, é constituída por funcionários dos quatro municípios que integram a Associação Corredor do Rio Leça – Matosinhos, Maia, Valongo e Santo Tirso.

Os principais objetivos desta associação intermunicipal são a recuperação ecológica do rio e a valorização paisagística, cultural e socioeconómica do território que ele atravessa, desde a nascente até à foz, bem como, a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre.

A cerimónia de entrega das bicicletas decorreu na sede da Associação Corredor do Leça, na ‘Lionesa Business Hub’, em Leça do Balio.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter