Biblioteca Municipal de Matosinhos tem patente exposição “Nas Margens do Leça”

Foto: CMM/Francisco Teixeira

A exposição “Nas margens do Leça” abriu no dia 15 portas na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca e pode ser visitada até 29 de outubro.

Composta por cerca de 30 trajes pertences ao Rancho Típico da Amorosa, a mostra apresenta trajes de trabalho, ligados sobretudo à lavoura, trajes Domingueiros e de Romaria, trajes de luxo, trajes burgueses e ingleses, bem como um núcleo dedicado à roupa interior da época. Acessórios de vestuário, como sombrinhas, chapéus e cartolas, lenços, sapatos ou socas poderão também ser contemplados.
Refira-se que os tipos de traje de final de oitocentos não seriam muito díspares de região para região, pois o linho, a lã, o algodão ou a estopa usavam-se de norte a sul do país. Porém, fatores como o clima, a região geográfica, as tradições locais e o estrato social, influenciavam naturalmente o modo de trajar.

A inauguração do certame incluiu a apresentação de trajes ao vivo, por elementos do Rancho Típico da Amorosa.
Recorde-se que o Rancho Típico da Amorosa foi fundado no lugar da Amorosa, Leça da Palmeira, em 1935.

O Rancho Típico da Amorosa é organizador do FESTARTE – Festival Internacional de Artes e Tradições Populares de Matosinhos, festival CIOFF (uma ONG que goza de estatuto B junto da UNESCO). É também sócio fundador da Federação do Folclore Português e tem sido ao longo dos anos distinguido por diversos órgãos públicos e privados, pelo seu mérito e serviço à cultura popular portuguesa.

A exposição “Nas margens do Leça” pode ser visitada até ao próximo dia 29 de outubro entre as 09h e as 19h de segunda a sexta e aos sábados entre as 09h e as 12h30 e as 13h30 e as 17h30. Aos domingos está encerrada.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter