Biblioteca Itinerante de Matosinhos está em movimento

Biblioteca Itinerante Matosinhos_Foto CMM

A Biblioteca Itinerante de Matosinhos (BIM) está de regresso a vários espaços do concelho com novas funcionalidades e com preocupações de caráter ambiental.

Combater o isolamento, fomentar a leitura, ou ajudar a aceder às oportunidades que as tecnologias de informação e comunicação abrem, é a missão deste serviço de proximidade que a Câmara de Matosinhos relançou e que volta agora ao encontro de vários públicos.

Da literatura infantil aos clássicos, às mais recentes novidades e a alguns jornais diários e revistas são várias as opções de leitura disponibilizadas na BIM.

A paragem da BIM, devido à pandemia, permitiu atualizar o serviço com uma nova viatura, novas funcionalidades e novos equipamentos como uma televisão LED de grandes dimensões, computadores portáteis, tabletes, acesso à internet gratuito e mobiliário para a criação de um espaço de leitura exterior.

Neste regresso, a BIM pode ser encontrada de terça a sexta-feira, entre as 10h e as 17h, em escolas, estabelecimentos prisionais e principais espaços públicos das dez freguesias onde, para além de uma seleção de livros para todas as idades disponibiliza, também, computadores com acesso à internet, zona de leitura e equipamento para exibição de documentos audiovisuais.

Refira-se ainda que este é um equipamento inclusivo, uma vez que dispõe de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida entre outras acessibilidades.

A sustentabilidade e poupança de energia são também tidas em conta já que a biblioteca móvel está dotada de painéis solares, que garantem uma maior autonomia.

O circuito da Biblioteca Itinerante passará na próxima semana semana pelas freguesias de Lavra, Leça da Palmeira, Senhora da Hora e São Mamede de Infesta, durante a manhã. Já de tarde terá passagens por Perafita, São Mamede de Infesta, Leça do Balio e Custóias.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter