BE Matosinhos convoca sessão em frente ao Santander para este sábado

Pedro Filipe Soares_Foto reprodução de Facebook de Pedro Filipe Soares

O Bloco de Esquerda irá realizar uma ação para denunciar o que considera ser um abuso do aumento das taxas de juro face aos lucros milionários da banca. A ação decorrerá este sábado, dia 16, às 10h00, junto do balcão do Santander em Matosinhos, e contará com a presença do líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares.

«A prestação da casa quase duplicou para engordar os lucros da banca. O presidente do Santander Portugal, que recebe do banco mais de um milhão e meio de euros por ano, disse que o problema é que as pessoas “continuam com padrão de consumo elevado e a jantar fora à 6ª feira”. Mas a verdade é bem diferente! Os lucros dos grandes bancos aumentaram 60% na primeira metade do ano. O resultado líquido dos cinco maiores bancos chegou a quase dois mil milhões de euros até junho. Juros altos foram um grande negócio para os bancos«, alerta o BE em nota informativa.

O BE alerta ainda que o «Santander aumentou lucros em 43% no primeiro semestre do ano, foram mais de 320 milhões de euros. A banca, como um todo, apresentou mais de 2 mil milhões de euros de lucros na primeira metade do ano. Os bancos apresentam lucros milionários à custa dos sacrifícios das famílias. A maior parte de cada prestação mensal do crédito à habitação vai para o lucro dos bancos, não serve para reduzir a dívida. É escandaloso, imoral e revoltante.»

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter