BE de Matosinhos condena invasão de apresentação de livro pelo Ergue-te

Pedro Filipe Soares_Foto reprodução de Facebook de Pedro Filipe Soares

O Bloco de Esquerda de Matosinhos emitiu um comunicado em que repudia uma invasão de uma apresentação de um livro, no último dia 22.

Em comunicado, o BE refere que se tratou de «um episódio absolutamente condenável na FNAC do Norte Shopping, onde um grupo de manifestantes do partido Ergue-te e do movimento de extrema-direita Habeas Corpus invadiu a sessão de apresentação do livro “O avô Rui, o senhor do Café”, da escritora Mariana Jones. Este ato representa um ataque flagrante à liberdade de expressão, um dos pilares fundamentais de qualquer sociedade democrática».

O BE Matosinhos, representado por Pedro Filipe Soares, acrescenta que «a ação da extrema direita, ao tentar silenciar a voz de uma escritora, é um ato de censura e um ataque direto a este direito inalienável», pelo que o partido «condena veementemente esta invasão. A intolerância não deve ser aceite como forma de manifestação. A pluralidade de ideias e o respeito pelas opiniões dos outros são essenciais para a convivência pacífica e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Quando um grupo tenta impor as suas crenças pela força e pelo medo, todos nós perdemos. Perde-se o diálogo, perde-se a compreensão e, acima de tudo, perde-se a liberdade».

O Bloco de Esquerda aproveita ainda para expressar «a total solidariedade à escritora Mariana Jones e a todos os que foram afetados por este incidente. Exigimos que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias para garantir que os responsáveis por este ato de intolerância sejam levados à justiça e para assegurar que episódios semelhantes não se repitam».

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter