Banco de Bens da MatosinhosHabit ajuda centenas de munícipes

MatosinhosHabit

A atual conjuntura socioeconómica tem afetado cada vez mais famílias por todo o país. Tal facto motivou a criação do Banco de Bens da MatosinhosHabit que, desde 2020 e em parceria com o Projeto CREW – Centro de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos da LIPOR, tem recolhido, recondicionado, e depois entregue mobiliário e equipamentos a várias famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, sinalizadas pelas instituições da Rede Social de Matosinhos.

A comunidade matosinhense tem participado ativamente na doação de bens, contribuindo para atenuar as dificuldades a nível individual, familiar ou comunitário destes munícipes. Desde janeiro de 2023 foram recolhidos 259 equipamentos pela MatosinhosHabit e seus parceiros. Estes são enviados para a LIPOR, recondicionados e entregues a famílias e instituições.

Para Manuela Álvares, presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, “esta iniciativa visa, em primeiro lugar, ajudar quem mais precisa, através da solidariedade comunitária. São centenas de famílias a viver em situação de vulnerabilidade socioeconómica que, sem ajuda, não têm capacidade para adquirir este tipo de bens. Outro foco é a sustentabilidade. Com esta intervenção estamos a promover a Economia Circular, repensando e reduzindo o consumo desnecessário, reutilizando, reparando, reciclando e assim, combatendo o desperdício. Nos últimos 16 meses foram doados 580 equipamentos perfeitamente operacionais”.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter