Autarquia de Matosinhos junta-se a Porto e Gaia no apoio à Ucrânia com a Frente Atlântica

Luísa Salgueiro

A Frente Atlântica, que junta as câmaras de Vila Nova de Gaia, Porto e Matosinhos, lançou este domingo a campanha “Somos todos Ucrânia”, uma “resposta concertada e de grande escala” à crise de refugiados provocada pela guerra na Ucrânia.

Na cerimónia de apresentação da campanha, os presidentes das três autarquias, no distrito do Porto, condenaram a invasão da Ucrânia pela Rússia e salientaram que a iniciativa da Frente Atlântica, criada em 2013, representa os valores da “tolerância, democracia e cooperação”.

A cerimónia contou com a assinatura de dois protocolos para apoiar refugiados, um com a Ordem dos Psicólogos – visando a “disponibilização das condições para a implementação de uma resposta de literacia em saúde psicológica e bem-estar no âmbito de processos de paz” – e outro com o Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados para a prestação de serviços e aconselhamento jurídico.

A iniciativa “Somos Todos Ucrânia” está alicerçada em quatro níveis de atuação: a recolha de alimentos, que foram pedidos pelo Consulado da Ucrânia no Porto e que serão entregues na fronteira com a Polónia; a agregação de ofertas de alojamento e disponibilidade para acolhimento; a criação de uma bolsa de empregos; e a disponibilização de uma bolsa de serviços nas várias áreas para a ajudar à integração em Portugal.

Na sua intervenção, a cônsul chefe da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko, lembrou os “bombardeamentos brutais” a alvos civis e militares no seu país e apelou à comunidade internacional para que “feche o céu” sobre a Ucrânia.

A autarca de Matosinhos, Luísa Salgueiro, afirmou que a iniciativa da Frente Atlântica “junta aquilo que cada um pode fazer de melhor” e é um exemplo de como é possível, através do exercício político, “fazer o bem a quem mais precisa”.

Foi ainda criado o portal www.somostodosucrania.pt e uma linha de apoio (222 090 420).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter