Autarca do Porto aponta Matosinhos e Maia com condições para receber centro de treinos da Ryanair

Rui Moreira e Silva Tiago (foto de Arquivo de Angélica Santos)

Os presidentes das câmaras do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia mostraram-se disponíveis para acolher o novo centro de treinos da Ryanair na Área Metropolitana do Porto (AMP). Ainda assim, o autarca do Porto refere que Matosinhos ou Maia têm condições para receber a infraestrutura.

Em declarações aos jornalistas, na semana passada, os três autarcas mostraram-se “disponíveis” para acolher este “investimento externo”.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, adiantou ter reunido com a companhia aérea “há uns meses” e que a mesma tinha “duas expectativas” relativamente a este novo centro de treinos: por um lado, “ter ‘hangares’ de manutenção”, e, por outro, “ter uma escola de treino”.

“Aquilo que são as necessidades da Ryanair, nós no Porto não tínhamos capacidade, mas assinalamos à Ryanair que haveria outros municípios, como Matosinhos e Maia, que poderiam ter”, disse Rui Moreira, referindo-se à capacidade destes dois municípios, ou outros da AMP, terem instalações disponíveis para albergar a escola de treinos.

Apesar dos municípios estarem “disponíveis” para acolher o centro de treinos, Rui Moreira lembrou que a atração de investimento também depende das instituições nacionais e que, nesta matéria, as competências da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) são respeitadas.

“Tenho a certeza que se a AICEP conseguir criar condições para que essa escola de treino venha para a AMP, que na AMP não faltará capacidade e interesse”, acrescentou.

Na quarta-feira, o presidente executivo da Ryanair disse que é “cada vez mais provável” que o novo centro de treinos da companhia seja instalado em Portugal, e não em Espanha, e apontou uma decisão antes do final de janeiro.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter