“Aurélia de Souza, mulheres artistas em 1900” em Matosinhos

“Aurélia de Souza, mulheres artistas em 1900” em Matosinhos
Sem Título

No âmbito das celebrações do centenário da morte de Aurélia de Souza, o Instituto de História da Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), o Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) e a Câmara Municipal de Matosinhos têm a decorrer o Congresso Internacional “Aurélia de Souza, mulheres artistas em 1900”.

Aurélia de Souza (1866-1922) é uma das personalidades mais marcantes da arte portuguesa, na transição do século XIX para o século XX. A sua obra assume alguns dos grandes temas da pintura europeia da época, sendo de destacar a prática continuada do autorretrato e da autorrepresentação que se alarga à construção de narrativas pictóricas que envolvem a casa de família e as suas gentes.

A autarquia, parte integrante das comemorações, apresentou já em 2022 a exposição “Aurélia de Souza. Do que vejo” no Museu Quinta de Santiago e tem, atualmente, várias obras da sua coleção expostas no Museu Nacional Soares dos Reis, na mostra dedicada à artista, “Aurélia de Souza, Vida e Segredo” patente até 21 de maio.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter