Associação de Escoteiros do distrito do Porto realiza encontro em Faro

Acampamento Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal

Milhares de escoteiros, incluindo diversos grupos de escoteiros do distrito do Porto, vão participar no 26.º Acampamento Nacional (ACNAC) da Associação dos Escoteiros de Portugal, que se realiza entre os dias 13 e 19 de agosto em Faro. Trata-se de um ecoevento que pretende ser um exemplo através da adoção de práticas ambientais responsáveis, que vão desde a utilização de detergentes biodegradáveis, separação de lixo e à utilização de garrafas reutilizáveis.

Os Escoteiros de Portugal são uma associação educativa para jovens, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública. São os fundadores do Escotismo Português, representando no nosso país, o escotismo aberto a todos – independente, interconfessional e multiétnico.

O encontro em Faro pretende promover a importância da sustentabilidade no mundo atual e a importância da construção de uma sociedade mais equilibrada, recorrendo à educação ambiental como meio para sensibilizar os participantes e toda a comunidade envolvente.

Com o mote “Envolve-te, não deixes ninguém para trás”, o acampamento organizado pela Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) pretende dar destaque a um conjunto de prioridades e aspirações acordadas entre a maioria dos países da Organização das Nações Unidas: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, a iniciativa visa incentivar os participantes para a importância da aplicação de práticas sustentáveis, desde a gestão de resíduos à escolha de materiais ecológicos, passando pela adoção de práticas alimentares sustentáveis. Os jovens escoteiros, para além das habituais aventuras, como desportos radicais, desportos aquáticos, corridas com carrinhos de rolamento, caminhadas, entre outros, farão também trabalho comunitário na região que acolhe este grande acampamento.

Todas as atividades, desde jogos, raids, construções, entre outras, foram pensadas de modo a garantir o respeito pelo planeta, respeitando os seus recursos e ecossistemas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter