Assembleia Municipal do Porto aprova moção para afastar pesados da VCI com portagens

Foto de arquivo (Notícias Primeira Mão)

Na Assembleia Municipal do Porto, realizada ontem à noite, foi aprovada uma moção do movimento “Aqui Há Porto!”, liderado pelo presidente da Câmara Rui Moreira, que propôs a criação de portagens na VCI para veículos pesados. Ao mesmo tempo, é sugerido que sejam retirados os pórticos da A41.

A reunião tinha a mobilidade como ponto único e um dos primeiros assuntos abordados na intervenção de Rui Moreira foi o trânsito na VCI.

Rui Moreira recordou uma reunião, em 2021, por iniciativa do Governo, onde estiveram presentes o secretário de Estado das Infraestruturas, a Infraestruturas de Portugal (IP), e as Câmaras do Porto, Maia e Matosinhos. Depois de feitos estudos a vários cenários, a solução decidida por aquele grupo de trabalho seria a recolocação de pórticos, com mais um na A28, mas não inibindo os condutores de utilizarem a A4, já que essas portagens seriam retiradas. A Câmara do Porto ficava com o encargo de alterar os nós de acesso à VCI.

O presidente da Câmara do Porto frisou que a solução não avançou porque, tendo em conta que iriam realizar-se eleições em 2021, a presidente da Câmara de Matosinhos entendeu que essas medidas não deviam ser aplicadas e que “isso devia ser suspenso”, de acordo com declarações citadas pelo JN.

O mesmo jornal questionou a Câmara de Matosinhos e fonte da autarquia considerou que o que faz falta é a implementação do transporte público e que, por outro lado, a autarquia “defende a eliminação das portagens nas ex-SCUT”, conforme revela o JN.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter