Assembleia Municipal da Maia aprovou Moção pela Paz na Ucrânia

A última Assembleia Municipal (AM) da Maia aprovou por unanimidade uma Moção pela Paz na Ucrânia e no Leste Europeu. O documento foi apresentado pela Coligação Maia em Primeiro na sessão da AM de 25 de fevereiro.

A Moção começa por lembrar os factos: «No dia 24 de fevereiro de 2022, fomos surpreendidos, às primeiras horas da manhã, pelas notícias da invasão perpetrada, sob as ordens do governo da Federação Russa, sobre o território soberano da Ucrânia. A coligação “Maia em Primeiro” expressa a sua preocupação sobre estes acontecimentos incertos e imprevisíveis, que estão a causar o sofrimento de pessoas inocentes e que constituem uma violação flagrante do direito internacional, por parte da Federação Russa».
Neste contexto, a Moção pede que se faça um «cessar-fogo imediato, criando-se as condições para o restabelecimento de uma paz sólida e duradoura, privilegiando-se a via diplomática para alcançar soluções que respeitem as elementares e essenciais regras do direito internacional».

No segundo ponto, o documento expressa a solidariedade «ao Povo e ao Estado ucranianos, que estão a ver a sua soberania e autodeterminação ameaçadas, pelas decisões da Federação Russa».

Os deputados municipais aprovaram ainda por unanimidade, pode ainda ler-se no 3º ponto da Moção, «enviar uma mensagem particular de solidariedade, apoio e reconhecimento à comunidade ucraniana e luso-ucraniana residente na Maia, que se cifra em cerca de três centenas de pessoas e que atravessam dias difíceis e angustiantes. Que desta moção, sendo aprovada pela assembleia, seja dado conhecimento à Embaixada da Ucrânia e a Embaixada da Federação Russa, em Portugal, às associações representativas das comunidades ucranianas residentes em Portugal, bem como aos órgãos de comunicação social».

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter