Aprovada proposta do PS para isenção de portagens a pesados na A41

Foto CM Maia

 

O parlamento aprovou uma proposta do PS de alteração ao Orçamento para 2026 para isentar os veículos pesados de portagens na Circular Regional Exterior do Porto (A41) e em parte da A19 e A8, na região de Leiria.

Com a aprovação desta medida, o Governo fica incumbido de fazer um estudo, até ao final de 2026, sobre os fluxos de tráfego nas autoestradas da Área Metropolitana do Porto e regiões circundantes.

No quarto dia da votação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), a apreciação desta iniciativa socialista foi feita por pontos, tendo todas as normas recebido ‘luz verde’, apesar do voto contra em todas elas dos partidos que suportam o Governo, PSD e CDS-PP.

Com a aprovação da medida, o Governo fica incumbido de fazer um estudo, até ao final de 2026, sobre os fluxos de tráfego nas autoestradas da Área Metropolitana do Porto e regiões circundantes para “aferir os efeitos de potenciais alterações na cobrança de portagens no alívio do congestionamento das vias, em particular, da Via de Cintura Interna do Porto, incluindo, a introdução de isenções parciais na A41/CREP, a relocalização dos pontos de cobrança existentes na A4, entre Matosinhos e a Maia, ou a aplicação de taxas variáveis”.

Até à conclusão desse estudo, “fica suspensa a cobrança de taxas de portagem aos veículos pesados que utilizam a autoestrada A41/CREP”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter