A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, apreendeu esta terça-feira, dia 26, 320 quilos de bivalves, na zona do Grande Porto.
«Durante uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e moluscos bivalves, os militares da GNR, fiscalizaram um veículo ligeiro de mercadorias, que continha no seu interior 14 sacos de bivalves, sem estarem acompanhados da documentação necessária para este tipo de transporte», refere o comunicado da GNR.
No decorrer da ação foram apreendidos ainda 156 quilos de amêijoa-japonesa; 145 quilos de amêijoa-macha; 19 quilos de amêijoa-fina.
No decurso desta ação policial foi identificado um homem de 40 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação, sendo esta infração punível com coima máxima de 1500 euros.
O auto foi remetido para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para garantir a rastreabilidade dos bivalves.