APA dá parecer favorável condicionado ao avanço da linha Rubi do Metro do Porto

Metro do Porto reforça carruagens na linha B
foto de arquivo PM

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu parecer favorável condicionado ao avanço da linha Rubi do Metro do Porto (Casa da Música – Santo Ovídio), de acordo com a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) agora divulgada.

“Considerando os impactes positivos identificados e tendo em conta que grande parte dos impactes negativos identificados são minimizáveis, emite-se decisão favorável condicionada ao cumprimento dos termos e condições do presente documento”, refere a Declaração disponível no portal da APA.

No documento é sublinhado que há “a necessidade de ser garantida a devida articulação e compatibilidade do projeto com o território e com as vias rodoviárias e ferroviárias existentes e previstas, devendo esta articulação estar patente no projeto de execução que vier a ser desenvolvido”.

Em Gaia, as estações previstas para a linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida e, no Porto, são Campo Alegre e Casa da Música, estando prevista a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro.

Na quarta-feira, numa audição regimental na Assembleia da República (AR) ao ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, admitiu que a data apontada inicialmente para o lançamento do concurso público para a execução da obra, 17 de março (sexta-feira), “talvez” não seja cumprida.

O governante disse esperar que “ainda durante o mês de março” seja possível lançar o concurso público, apontando também para um aumento dos custos do projeto face aos 299 milhões de euros estimados inicialmente, totalmente financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Foi um valor estimado no início do processo. Com o aumento de custos que todos conhecemos, terá que ser revisto em alta, e acautelaremos o financiamento necessário para esse efeito”, assegurou, no parlamento.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter