Antigo dirigente do Leixões acusado pelo Ministério Público de desviar 190 mil euros do clube

O Ministério Público acusou o ex-vice presidente do Leixões Sport Club, Paulo Pinhal, de ter desviado cerca de 190 mil euros dos cofres do clube, entre 2017 e 2020. A então companheira do antigo dirigente também irá responder por peculato, branqueamento e falsificação de documento.

De acordo com o Departamento de Investigação e Ação Penal Regional do Porto, Pinhal tinha a pasta das finanças do clube, além de, a título individual, exercer a atividade de venda a retalho de carne.

O Ministério Público, que baseou a acusação numa investigação da Polícia Judiciária do Porto, explica que o dirigente, com a cumplicidade da então companheira, terá desviado verbas de pagamentos em numerário feitos ao clube e também “pela realização de levantamentos de quantias das contas do Clube e de transferências bancárias e através da faturação ao Clube”.

O esquema passaria pela faturação fraudulenta de venda de carne ao Leixões SC, “que os arguidos revendiam no âmbito da atividade comercial de venda de carne”, refere o MP, especificando que “para dissimularem o circuito do dinheiro, usaram contas bancárias da arguida”.

O DIAP regional requereu que os arguidos fossem condenados a pagar os 190 mil euros ao Estado.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter