Alunos maiatos inventaram novo bloco & tijolo que lhes dá 3º lugar do Euronext Internacional

Alunos da Maia inventaram um novo bloco & tijolo (Block & Brick) sustentáveis, recorrendo a material reciclável, como o plástico. A ideia dos jovens Afonso Teixeira, Ana Cunha, Gabriela Caetano e Maria Azevedo, do Colégio Novo da Maia, ficou ontem em 3º lugar na Final Internacional do concurso da Euronext. O produto também já estava no TOP 25 Empresas da Junior Achievement Portugal e tinha vencido o concurso Euronext de âmbito nacional.

 

Realizou-se esta terça-feira, dia 8, dia Mundial dos Oceanos, a I Competição Europeia do projeto Blue Challenge, onde a mini-empresa Block & Brick (Team B&B), do Colégio Novo da Maia, com o seu produto “Block & Brick”, vencedor do Euronext Blue Challenge- Portugal, ficou em 3º lugar na Final internacional.

 

O Euronext Blue Challenge, tem como objetivo encorajar novos empreendedores para a defesa da Economia Azul (Blue Economy) e a sustentabilidade ambiental e financeira de empresas com base nesta área na Europa.

Este concurso explora projetos da economia azul, não só a nível da literacia financeira, a inovação e o empreendedorismo, mas também a sustentabilidade ambiental focando o seu objetivo na preservação dos mares e dos oceanos.

O programa tem como parceiro e organizador de todo o evento a JA EUROPE que juntamente com a EURONEXT providenciou o know-how em Literacia Financeira e no Blue Economy. As ideias dos alunos foram desenvolvidas ainda com a ajuda imprescindível dos mentores da EURONEXT e a Junior AchievEment Portugal.

 

A missão do “Block & Brick” é inovar e tornar a área da construção mais ecológica, baseada em valores sociais e ambientais, especialmente na vida marinha. O principal objetivo é poder ajudar as instituições sociais e comunitárias a dar um lar a quem precisa. Além disso, “Block & Brick” visa tentar resolver a poluição causada pelo excesso de plástico, reutilizando-o para a produção de blocos e tijolos sustentáveis.

 

O produto base – Block – consiste em 50% de plástico reciclado e 50% de cimento calcário branco, sendo possível afirmar que é um bloco 100% sustentável. No produto a TEAM B&B substituiu os sedimentos de um bloco normal, como por exemplo, as pequenas pedras que nele existem, por plástico reciclado, ficando assim um produto consistente, sustentável e capaz de ser utilizado na construção de edifícios.

Para além de um bloco sustentável a mini-empresa também produziu o Brick – o tijolo. E já tem um modelo revestido a cortiça, criando um bloco e tijolo sustentável com isolador térmico, para além de outros modelos em estudo. Todo este projeto apoia a Economia Azul e Verde através da reciclagem de um desperdício da nossa sociedade e a humanidade, o plástico do mar e da terra, que é recolhido, transformado em matéria prima reciclada e incorporado no produto final – “Block & Brick”.

Saiba mais sobre o produto Block & Brick no vídeo:

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter