Autárquicas realizam-se a 26 de setembro ou 10 de outubro

imagem: pexels

 

A primeira data é preferida pelos municípios e freguesias, enquanto alguns partidos preferem o 10 de outubro.

O ministro da Administração Interna afirmou esta sexta-feira que as associações nacionais de municípios e de freguesias preferem as eleições autárquicas em 26 de setembro, enquanto os partidos se dividem basicamente entre esta data e 10 de outubro.

Esta síntese foi feita por Eduardo Cabrita no final de uma ronda de audiências com os partidos com representação parlamentar, na Assembleia da República, sobre a data em que se deverão realizar as próximas eleições autárquicas.

De acordo com a lei eleitoral para os órgãos das autarquias locais, estas eleições são marcadas “por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência” e realizam-se “entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro do ano correspondente ao termo do mandato”.

Tendo ao seu lado a ministra da Administração Pública, Alexandra Leitão, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, o titular da pasta da Administração Interna referiu que apenas um partido, o PAN, defendeu a data de 3 de outubro.

Interrogado sobre qual a data preferida pelo executivo, Eduardo Cabrita respondeu: “O Governo não deve manifestar qualquer inclinação, porque esteve genuinamente a ouvir a posição dos representantes das autarquias e de todos os partidos com representação parlamentar”, justificou.

Partilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Subscreva a nossa Newsletter