Alunos de Matosinhos premiados pelo melhor provérbio de dezembro

Numa iniciativa divulgada pela Direção Geral da Educação, uma turma de Matosinhos saiu vencedora com o melhor provérbio.

Após a votação pública a que estiveram sujeitos os oito provérbios selecionados pelo júri, está encontrado o vencedor do provérbio do mês de dezembro, no âmbito do desafio “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!”.

“Quando entre mulher e homem há respeito, tudo no lar corre a preceito” foi a proposta vencedora, com 2383 votos, do total dos 3868 votos distribuídos pelo público nos oito provérbios a concurso em “vota no provérbio do mês de dezembro”.

A professora Maria Marta Brandão e os alunos e as alunas da turma B do 7.º ano, da Escola Secundária da Senhora da Hora, em Matosinhos, responderam ao desafio “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!” e deram uma nova expressão, ao provérbio “”Mulher que sabe obedecer em casa reina a valer”, considerando que há uma violação do direito da mulher à sua afirmação, reduzindo-a a um papel meramente subalterno.

Nos dias de hoje, esta visão está ultrapassada, uma vez que está consagrada, nos Direitos Humanos, a igualdade entre pessoas, seja na esfera privada ou pública.

A discussão e a reflexão em torno de provérbios vão continuar nas salas de aula do país, com o desafio para o provérbio de janeiro já aberto.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter