Alunos da EB de S. Gens na oficina “O Meu Quintal é o Meu Mundo”

Foto: CMM

Os alunos do 1º C da Escola Básica de S. Gens, na Senhora da Hora, estiveram na passada sexta-feira, dia 24, no Parque Ecológico do Monte de S. Brás, concelho de Matosinhos, para mais uma oficina ambiental “O Meu Quintal é o Meu Mundo”.

A partir da leitura do conto popular “O Nabo Gigante” de António Mota, uma obra do Plano Nacional de Leitura recomendada para o 2º ano de escolaridade, as crianças tiveram contacto com alguns conceitos ligados à agricultura biológica. Munidas do “Avental contador de histórias” (um avental feito com vários materiais reutilizáveis e onde estão representados as várias personagens e locais da história), as técnicas da autarquia explicaram as vantagens da reutilização dos materiais que já não usamos e contaram a história do nabo gigante, aproveitando para explicar a importância da água e da luz no cultivo, e para familiarizar as crianças com algumas palavras associadas aos temas da agricultura, do ambiente e da sustentabilidade.

Os alunos partiram depois para uma “viagem” pela aprendizagem da agricultura no exterior do Parque Ecológico. Em caixas de ovos de material biodegradável colocaram um pouco de terra e semearam alho francês, tomate e alface, mas também algumas flores, como girassóis e cravos túnicos, plantas que ajudam a proteger a horta.

Depois de aprenderem a semear e de lhes terem sido passadas algumas informações sobre como trabalhar a terra e tratar a horta desde a sementeira até à fase de colheita, os alunos do 1º C da EB de S. Gens puderam transportar as caixas de ovos semeadas para a sua escola onde, mais tarde, com os cuidados necessários, vão crescer plantas. Os técnicos de ambiente da Câmara Municipal irão, sempre que necessário, acompanhar a evolução destas sementes e o desenvolvimento da horta da escola.

O projeto “O Meu Quintal é o Meu Mundo” iniciou-se em 2017 e pretende, em parceria com escolas, incentivar a prática de agricultura biológica e o cultivo de uma parcela de terreno, que pode localizar-se na escola ou, caso esta não possua local para construção de horta, no Parque Ecológico Monte de S. Brás.

Até ao momento, 30 escolas e cerca de 5000 alunos, do pré-escolar ao ensino superior passando pelo ensino profissional, já se associaram a este projeto, esperando-se até ao final deste ano letivo, o envolvimento de mais 10 escolas.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter