A festa foi das crianças no Estádio Municipal da Maia

Dia da Criança

O Dia Mundial da Criança foi assinalado, na Maia, com duas atividades que envolveram a comunidade escolar.

Durante todo o dia, no Estádio Municipal Dr. Vieira de Carvalho, mais de mil alunos dos 18 agrupamentos de escolas do distrito do Porto participaram na festa de encerramento do programa ABC da Bola, da Associação de Futebol do Porto, com o apoio da Câmara Municipal, que disponibilizou o estádio para acolher esta atividade.

O dia foi de festa. Não faltaram jogos de futebol entre escolas, danças, insufláveis, jogos de recreação tradicionais e desportivos e demonstração de sensibilização da PSP e da Proteção Civil.

Já no Grande Auditório do Fórum da Maia, num momento promovido pela Câmara Municipal, as crianças das escolas públicas e privadas do concelho, puderam assistir ao musical de Robin Hood, em sessões que aconteceram de manhã e de tarde, contando com a participação artística dos alunos do Conservatório de Música da Maia.

Na festa que decorreu durante a manhã no estádio municipal, o presidente da AF Porto assinalou o facto de se ter alcançado a ambição de implementar o projeto ABC da Bola num agrupamento escolar de cada um dos 18 concelhos do distrito do Porto. Facto sublinhado pelo presidente da instituição, José Manuel Neves.

O registo de alegria das mais de mil crianças pertencentes a este projeto, que estiveram na festa do Dia da Criança, na Maia, foi uma prova de que o programa foi bem recebido nas escolas.

Na Maia, o ABC da Bola funciona na escola do Paço, do Agrupamento de escolas de Pedrouços, merecendo por parte da equipa de professoras que trabalham com este programa desportivo de fomento do futebol e do futsal o maior entusiasmo. Em declarações ao Primeira Mão, foram unânimes em considerar muito importante para o desenvolvimento das crianças a sua participação num programa regular de atividade física.

Além das vantagens para a saúde, as docentes consideram que apresenta também aspetos de incentivo à aprendizagem ou ainda ao incentivo às meninas para a ingressão nestas modalidades desportivas.

Hernâni Ribeiro, vereador do Desporto e Juventude da Câmara da Maia, referiu estar muito satisfeito com esta reunião de tantas crianças em volta da atividade desportiva e que este tipo de projetos como o ABC da Bola são acarinhados no município.

A festa no Estádio Municipal da Maia, que alegrou o Dia da Criança, contou com a presença do embaixador do ABC da Bola, Helton, antigo guarda-redes do FC Porto e da seleção do Brasil, de Hélder Postiga, antigo futebolista e representante da Federação Portuguesa de Futebol, assim como representantes das Câmaras Municipais dos 18 concelhos abrangidos pelo projeto escolar da AF Porto.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter