A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade Nacional de Trânsito (UNT), no dia 7, deteve um homem de 32 anos por condução perigosa e violação grosseira das regras de trânsito, no concelho de Matosinhos.
No âmbito de uma ação de patrulhamento rodoviário, na vila de Perafita, um condutor desobedeceu à ordem de paragem dada pelos militares da Guarda, fugindo de imediato, transpondo indevidamente a linha contínua numa condução perigosa, “em violação grosseira das regras de trânsito, colocando em risco a sua integridade física e a de terceiros”, explica a GNR em comunicado.
No decorrer da fuga o condutor acabou por provocar um acidente de viação numa rotunda, envolvendo um veículo ligeiro de passageiros, mas sem registo de feridos.
Na sequência do acidente o suspeito foi submetido ao teste de pesquisa de álcool no sangue, tendo acusado uma taxa (TAS) de 1,56 g/l, valor já considerado crime de condução sob o efeito do álcool. Também foi sujeito a teste de despistagem de estupefacientes, tendo apresentado resultado positivo para canabinóides, com a confirmação de uma colheita de sangue no Hospital de Matosinhos.
No decurso da fiscalização, apurou-se ainda que o indivíduo apenas possuía carta de condução estrangeira e que a mesma se encontrava caducada desde 2019.
O condutor foi detido e constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Matosinhos.
A finalizar o comunicado, a GNR alerta para a gravidade destes comportamentos, “que representam uma ameaça séria à segurança rodoviária e potenciam a ocorrência de acidentes graves ou mortais”.
