Distinção internacional reconhece Matosinhos na resposta às alterações climáticas

Foto J Gomes

 

O município de Matosinhos voltou a ser reconhecido a nível internacional pelo seu trabalho na área da ação climática. Pelo segundo ano consecutivo, o concelho integrou a A-List de Cidades 2025 do Carbon Disclosure Project (CDP), que distingue cidades com boas práticas ambientais.

“Este reconhecimento destaca o compromisso de Matosinhos com a transparência, o planeamento e a implementação de medidas para enfrentar as alterações climáticas, tornando o território mais preparado e resiliente”, refere uma nota informativas publicada pela Câmara Municipal liderada por Luísa Salgueiro.

O CDP é uma plataforma internacional independente que avalia a forma como cidades, regiões e países partilham informação ambiental e agem para reduzir os impactos das alterações climáticas. Em 2025, mais de mil cidades em todo o mundo participaram neste processo.

“A distinção resulta de um trabalho consistente do município, que inclui a partilha pública de dados ambientais, o controlo das emissões de gases com efeito de estufa, a existência de um plano de ação climática e a definição de objetivos para adaptação às alterações climáticas”, explica a autarquia.

Para a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, “este reconhecimento confirma que Matosinhos está no caminho certo, com uma estratégia clara para um concelho mais sustentável e preparado para os desafios do futuro”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter