GNR detém homem na posse 1.250.000 cigarros sem estampilha especial em Matosinhos

Foto de GNR

A GNR deteve em Matosinhos um homem de 53 anos na posse de 1.250.000 cigarros sem estampilha especial, exigida para ser comercializado, num valor de 343.000 euros, informou esta quinta-feira a Guarda.

Em comunicado, a GNR referiu que o suspeito foi detido na quarta-feira, em Matosinhos, por alegado crime tributário de introdução fraudulenta no consumo.

Na sequência de informações que davam conta da distribuição ilícita de tabaco na zona de Matosinhos, os militares fiscalizaram uma viatura verificando que, no seu interior, estavam 62.500 maços de tabaco, acondicionados em 125 caixas de cartão.

Os militares apuraram que o tabaco manufaturado não tinha estampilha especial exigida para a sua comercialização em território nacional, para além de que o condutor da viatura não apresentou “qualquer documento justificativo quanto à sua legal produção, circulação e introdução no consumo”.

A GNR ressalvou que a comercialização ilícita deste tabaco teria causado um prejuízo ao Estado no valor de cerca de 193.000 euros, em sede em Imposto Especial de Consumo (IEC).

O carro utilizado também foi apreendido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Matosinhos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter