BABELL é o novo evento literário do Porto onde estará Salman Rushdie

Foto CM Porto / Andreia Merca

BABELL, novo evento literário e cultural internacional, que decorrerá de 24 a 30 de junho de 2026, promovido pela Fundação Livraria Lello, foi apresentado esta quarta-feira, na Livraria Lello, no Porto, numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, do vereador da Cultura, Jorge Sobrado, e do comissário de BABELL, Rui Couceiro.

Concebido como um evento em espaço público, BABELL propõe transformar o Porto num ecossistema literário vivo, com iniciativas distribuídas por ruas, praças e equipamentos da cidade. O evento é realizado com o apoio da Câmara Municipal do Porto e decorrerá entre 24 a 30 de junho de 2026.

O programa reunirá vários dos mais relevantes nomes da literatura e do pensamento contemporâneo, já com presenças internacionais confirmadas como Olga Tokarczuk (Prémio Nobel em 2018), Salman Rushdie, Margaret Atwood e Byung-Chul Han.

O corpo central da programação é internacional, mas a alma é do Porto: BABELL traz à cidade e ao país escritores dos mais reconhecidos a nível mundial, bem como figuras de primeira linha de outras formas de expressão artística relacionadas com palavra, mas norteia o cartaz a partir de sessões e iniciativas protagonizadas por escritores e outros artistas portuenses e portugueses. Além de conversas com autores, oferece exposições, performances, concertos, colóquios, entre outras atividades.

O grande elemento diferenciador de BABELL é o seu modelo de acesso: de modo inédito a nível mundial, a participação nas diversas iniciativas será garantida através da compra de um livro em qualquer livraria ou alfarrabista da cidade, promovendo a leitura, o envolvimento da comunidade e o fortalecimento da rede de livrarias locais.

Durante a apresentação, Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal do Porto sublinhou: “Este projeto é de uma ousadia gigantesca, de uma ambição enorme, de um espírito de empreendedor que acho que é maravilhoso. Isto tem muito português, até me arrisco a dizer muito de nortenho. (…) Pensar salto, sonhar e depois pôr as mãos na massa, como nós aqui gostamos, e começar a concretizar.”

O vereador da Cultura, Jorge Sobrado, destacou: “A razão para acreditarmos no Babel e para nos associarmos de corpo e alma ao Babel é o facto de vivermos um momento de urgência da palavra e de crise de pensamento.”

Já o comissário BABELL, Rui Couceiro, afirmou: “Estamos a trabalhar para que BABELL seja o maior e o melhor evento literário em Portugal. Queremos que seja o melhor porque o Porto merece o melhor, uma cidade como o Porto não se contenta nunca com menos do que o melhor. E queremos ser o maior não para sermos maiores do que os outros, mas porque queremos fazer o livro e a leitura chegarem ao maior número possível de pessoas.”

Promovido pela Fundação Livraria Lello, BABELL afirma-se como um projeto de responsabilidade cultural, apostando na literatura como motor de participação cívica, pensamento crítico e desenvolvimento do território.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter