Os veículos pesados de mercadorias deixarão de pagar portagem na Circular Regional Exterior do Porto (CREP ou autoestrada A41), à hora de ponta, a partir de março, para começar a libertar o trânsito da VCI no Porto.
“A partir do próximo dia 1 de março, os transportes pesados deixarão de pagar portagem na CREP em dois períodos horários: no período horário entre as 07h00 e as 10h00 e entre as 16h00 e as 19h00”, anunciou esta segunda-feira o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, depois de uma reunião que manteve com os autarcas da Área Metropolitana do Porto.
Na mesma ocasião, o presidente da AMP e da Câmara do Porto, Pedro Duarte, anunciou que esta medida “vai ter que ser complementada com medidas, também, ao nível da própria VCI [Via de Cintura Interna], comprometendo-se a propô-las ao Governo “até ao final deste ano”, para ter uma decisão tomada também a 1 de março.
Miguel Pinto Luz, citado pelo Porto Canal, disse que esta é “uma medida de incentivo à utilização cada vez maior da CREP em detrimento da VCI, que é (…) o maior problema de tráfego” do país, não havendo “algo sequer comparável com mais nenhuma via” no país.
