Doze projetos portugueses estão nomeados para o Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea/Prémio Mies van der Rohe 2026 (EUmies Awards 2026), anunciou a Comissão Europeia e a Fundació Mies van der Rohe. Um dos projetos nomeados é de Matosinhos.
Ao todo, 410 obras de 40 países europeus e 143 regiões compõem a lista de nomeados para esta edição do galardão, que distingue a excelência e a inovação na arquitetura contemporânea europeia, revelam os organizadores, em comunicado.
Estão nomeados projetos desde Lisboa, Tabuaço, Oeiras, até ao Porto e Vila do Conde, por exemplo, mas também de Matosinhos. Este último é um prédio de apartamentos na Rua Roberto Ivens (Matosinhos), da autoria do atelier Ursa. Já em Vila do Conde está nomeado o Hotel Lince Santa Clara, do Atelier Carvalho Araújo.
Esta 19.ª edição do prémio, realizada com o apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia. As nomeações foram apresentadas por uma vasta rede de associações nacionais de arquitetura, peritos independentes e pelo Comité Consultivo, e incluem as obras mais significativas concluídas entre maio de 2023 e abril de 2025.
A partir desta lista, o júri irá selecionar 40 projetos, a anunciar em janeiro de 2026, reduzindo depois a lista a sete finalistas em fevereiro. Os vencedores nas categorias de Arquitetura e Arquitetura Emergente serão anunciados em abril de 2026, na cidade de Oulu (Finlândia).
