A Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco, uma das mais importantes celebrações da literatura em língua portuguesa no Brasil, com 20 anos de existência, estreia-se em território luso em parceria com a Fundação Livraria Lello.
Esta edição, que assume o nome de Fliporto Portugal, traz consigo a missão clara de valorizar a diversidade de vozes da lusofonia. O evento vai decorrer de 22 a 25 de outubro no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos, sede da Fundação Livraria Lello, e será um ponto de encontro de autores, pensadores, artistas e leitores em torno da palavra escrita e das novas formas de criação e fruição cultural.
Com uma programação que terá como tema central “O Livro em Tempos Digitais e a Literatura em Língua Portuguesa”, painéis de debate, conversas com escritores, sessões de histórias infantis e lançamentos de livros. A par destas iniciativas, o festival contará também com a entrega do Prémio Literário Guerra Junqueiro 2024 à escritora Dulce Maria Cardoso, no dia 22 de outubro, e do Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia Angola 2024 à escritora Amélia Dalomba, no dia 24 de outubro.
A Fliporto Portugal contará com a participação de figuras de relevo, tais como Rui Couceiro (escritor), Isabel Rio Novo (escritora), João Rasteiro (poeta e curador da feira do livro de Coimbra), Manuela Ribeiro (coordenadora do Correntes d’Escrita), Olinda Beja (escritora Santomense), João Morgado (escritor), Ana Aragão (ilustradora e arquiteta), entre muitos outros.