O espaço Spark, em Matosinhos, abriu as portas para uma visita exclusiva ao coração do novo epicentro de inovação da Área Metropolitana do Porto. Este novo espaço, um “ecossistema capaz de atrair investimento, talento e novas dinâmicas económicas, reforça o compromisso do Castro Group com a revitalização urbana e a sustentabilidade”.
O espaço, na rua de Recarei, Leça do Balio, concelho de Matosinhos, terá Gestor da Comunidade e assume-se como epicentro de inovação da Área Metropolitana do Porto, pois terá dinâmicas como eficiência energética mais de 40% superior face à referência do setor; central fotovoltaica cobre 30,6% do consumo total, com produção anual superior a 300.000 kWh; monitorização em tempo real da qualidade do ar, do consumo energético e hídrico, garantindo uma gestão inteligente dos recursos.
O CEiiA desenvolve uma plataforma que permite agendar viagens, gerir em tempo real a utilização dos veículos e acompanhar as emissões de CO₂ evitadas.
Fruto de um investimento de 35 milhões de euros do Castro Group, o empreendimento oferece 11.500 m² de escritórios flexíveis, 1.800 m² de comércio e serviços – que irão evitar deslocações e facilitar o quotidiano da comunidade –, mais de 4.000 m² de áreas verdes e de lazer. O complexo dispõe ainda de um parque de estacionamento com 350 lugares, equipado com carregadores elétricos e infraestruturas pensadas para a mobilidade suave.
Projetado pelo gabinete português Paulo Merlini Architects, o Spark foi concebido para alcançar as certificações LEED e WELL, sendo ainda pioneiro em Portugal na obtenção das certificações WiredScore e SmartScore. O edifício integra infraestruturas inteligentes, como soluções de mobilidade partilhada, entre outras.
Para os utilizadores estará disponível uma aplicação dedicada – App Spark – que vai permitir planear o dia a dia: gerir recursos, reservar espaços, acompanhar encomendas, aceder à agenda de eventos e participar nos mesmos. O ecossistema contará ainda com bicicletas e veículos elétricos partilhados, que serão geridos através de uma plataforma que faz parte do projeto-piloto X4Us, desenvolvido pelo CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto).
Esta plataforma traz uma abordagem inovadora à mobilidade sustentável e vai permitir partilhar viagens, gerir em tempo real a utilização dos veículos e até acompanhar as emissões de CO₂ evitadas – que se transformam em créditos ecológicos, convertíveis em serviços ou benefícios, criando uma experiência única que alia conveniência e sustentabilidade.