A campanha de vacinação vai prolongar-se até abril de 2026.
Sob o lema “Vacine-se e proteja os momentos mais importantes”, a campanha sazonal traz como novidade: a vacinação gratuita contra a gripe para todas as crianças entre os seis e os 23 meses, e comparticipada para as que têm entre os dois e os cinco anos.
Há quase cinco milhões de doses disponíveis. Prevê-se que sejam vacinadas contra a gripe dois milhões e meio de pessoas e um milhão e meio contra a covid-19 até dezembro.
O subdiretor-geral da Saúde, André Peralta Santos lembrou que devem vacinar-se contra a gripe e a covid-19 os maiores de 60 anos, os doentes crónicos de todas as idades e os profissionais de saúde, recordando a importância da imunização contra estes vírus que “continuam a causar doença grave, especialmente nos mais idosos”.
As pessoas entre os 60 e os 84 anos podem vacinar-se no centro de saúde ou nas farmácias. Tal como na campanha anterior, os maiores de 85 anos, que estão em maior risco de desenvolver gripe grave, terão acesso “a uma vacina com uma dose reforçada que confere uma proteção extra”.