Levantada interdição nas praias de Labruge e Angeiras Norte

Foto Paula Miranda

A interdição a banhos nas praias de Labruge (Vila do Conde) e Angeiras Norte (Matosinhos), devido à degradação temporária da qualidade da água, foi levantada esta segunda-feira, de acordo com o Ministério do Ambiente.

A entidade governamental já adiantou que irá manter uma vigilância apertada e contínua, tendo em conta que foram confirmadas “descargas de águas residuais contaminadas pela empresa Lactogal”, que estiveram na origem desta contaminação das águas das praias.
Novas análises, determinaram que a qualidade da água era adequada e a interdição foi levantada nestas zonas balneares.

Na sexta-feira, data da interdição a banhos, a “alteração significativa” da qualidade da água do rio Onda foi, segundo resultados preliminares da análise da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), “presumivelmente associada” a descargas da empresa Lactogal em Vila do Conde.
No sábado, a Lactogal lamentou a poluição no rio Onda, depois de uma análise concluir que a má qualidade da água estava associada a descargas da empresa.


A empresa agroalimentar explicou que a Unidade Fabril de Modivas, tal como outras unidades de processamento alimentar, “gera resíduos de natureza orgânica” e “esses resíduos, embora biodegradáveis e decorrentes exclusivamente do seu processo industrial, requerem um tratamento adequado para serem devolvidos ao meio ambiente”.

No domingo, a APA refere, em comunicado, que, “contrariamente ao que tem sido alegado pela Lactogal, estes resíduos não estão abrangidos pela Lista Verde” prevista no regulamento europeu.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter