Governo declara urgentes expropriações para a segunda fase do metrobus até à Anémona

Foto J Gomes

O Governo declarou a utilidade pública, com caráter de urgência, de várias expropriações na zona ocidental do Porto para a construção da segunda fase do metrobus, que liga Pinheiro Manso e a Anémona, foi esta segunda-feira publicado em Diário da República (DR).

O metrobus ligará a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos) e à Anémona (em 17). A ligação vai ser garantida através de autocarros a hidrogénio semelhantes aos do metro convencional.

Em causa estão partes de propriedades na zona do cruzamento entre a Avenida da Boavista e Avenida Antunes Guimarães, concretamente parcelas das propriedades sitas na Avenida da Boavista, 3296 a 3324 e Avenida do Dr. Antunes Guimarães, 18, na Avenida do Dr. Antunes Guimarães, 24 a 48.

Haverá ainda expropriações mais a ocidente, na Praceta Prof. Egas Moniz, 12 a 150, já próximo do Parque da Cidade.

De acordo com o desenho publicado em DR, trata-se de parcelas de terreno adjacentes aos passeios e à via pública, não estando em causa a demolição de habitações.

A Metro do Porto, responsável pela obra, fica autorizada “a tomar posse administrativa” dos terrenos, sendo também responsável pelos encargos financeiros das expropriações, processo “para o qual dispõe de cobertura financeira, tendo prestado caução para garantir o pagamento dos mesmos”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter