Em Matosinhos pensa-se no futuro das organizações com os debates da QSP Summit

Foto A Santos

Linda Hill, figura de cartaz do QSP Summit 2024, foi a primeira oradora no evento, esta quarta-feira, dia 3, na Exponor, Matosinhos.

A 17ª edição do QSP Summit, um dos mais importantes eventos de gestão e marketing da Europa, decorre de 2 a 4 de julho reunindo mais de 3.500 participantes e cerca de 100 oradores internacionais e nacionais para debater as tendências organizacionais e a adaptação das empresas aos desafios atuais.

Professora da Harvard Business School e etnógrafa de mérito reconhecido, Linda Hill é autora de best-sellers como “Being the Boss” e “Becoming a Manager”. Reconhecida pela Thinkers50 como uma das dez melhores pensadoras de gestão mundiais em 2013 e 2021, recebeu o Prémio de Inovação Thinkers50 em 2015. Especialista em liderança, inovação e gestão de talentos, colaborou com empresas como General Electric, Accenture, Pfizer, IBM e MasterCard.
Hoje, em Matosinhos, Linda Hill deu conta de algumas experiências precisamente nalgumas destas organizações, cujo trabalho nas áreas de liderança e inovação teve oportunidade de analisar, nos últimos anos.

A oradora sublinhou a necessidade de abordagens inovadoras em liderança e estratégia para criar entidades ágeis e pioneiras.

As Câmaras Municipais de Matosinhos e da Maia estão presentes com os seus stands, onde promovem o território e as suas potencialidades, tendo este ano havido um empenho especial nas apresentações de ambos os espaços. Matosinhos recriou uma praia no seu stand, enquanto a Maia levou a sua icónica torre com uma réplica a destacar-se por entre o parque de exposições da cimeira.

Os patrocinadores apresentaram-se com espaços cada vez mais atrativos, onde primaram pela inovação tecnológica. Por exemplo, o stand da AIP promoveu a empresa ESI Robotics, de VN Famalicão, com um percurso que começava em dois atores no papel de detetives – Sherlock Holmes e Watson – que entregavam postais com o desafio de uma deslocação ao stand da AIP para desvendar o segredo do sucesso. Aí, um robô da ESI colocava no postal um desenho e uma frase para desvendar o segredo, frase que aludia à pessoa como o segredo do sucesso…

Na apresentação dos debates esteve presente a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, que sublinhou a importância que o município que dirige – com cerca de 15 mil empresas sediadas – dá a este tipo de eventos, tendo em conta que é uma das estratégias de Matosinhos “atrair novas empresas em setores estratégicos, como as energias renováveis, as tecnologias de informação e de comunicação ou indústria 4.0”.

Em representação do município da Maia, na abertura dos debates desta manhã, estiveram os vereadores Paulo Ramalho e Hernâni Ribeiro.

Os gestores de topo e os quadros superiores da Câmara da Maia estarem a acompanhar estes oradores e pensadores, que “trazem até aqui as novas tendências ao nível da gestão e ao nível de ferramentas de motivação” foi considerado muito importante por Hernâni Ribeiro. O vereador entende que os colaboradores da autarquia poderão depois aplicar estes conhecimentos “na nossa organização” e esta “crescer com este conhecimento”.

É de resto, uma “obrigação que a Câmara tem de proporcionar aos seus colaboradores”, entende Hernâni Ribeiro, sendo, por outro lado, “fundamental a autarquia estar presente e mostrar o seu território e as suas potencialidades, apresentando-se como território angariador de investimento,” tendo em conta que “está aqui a gestão de topo das principais empresas do país e da região”, concluiu o vereador maiato com os pelouros da Dinamização Territorial, da Administração, Modernização e Eficiência Governativa e da Digitalização do Território.

 

Stand da Maia 2024_Foto A Santos
Stand da Maia 2024_Foto A Santos

 

Stand de Matosinhos 2024_Foto A Santos

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter