GNR detém homem em Matosinhos que capturava aves

GNR Porto

O Comando Territorial da GNR do Porto, através da Secção da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Matosinhos, deteve esta quarta-feira, dia 8, em flagrante um homem de 52 anos, por crime de dano contra a natureza, no concelho de Matosinhos.

Elementos do SEPNA detetaram que num anexo de uma residência, se encontravam diversas aves de espécies autóctones em cativeiro. O suspeito capturava as aves através de recursos a alçapões, redes e chamarizes, apurou a GNR.

Durante a ação, firam apreendidos: 24 pintassilgos (Carduelis carduelis); 19 verdilhões (Chloris chloris); Quatro travessos (híbridos de canário com pintassilgo); Três melros (Turdus merula); Um gaio (Garrulus glandarius); Uma pega ribilonga (Pica pica); 47 gaiolas / alçapões; Diversas redes, chamarizes, cartões de memória, rádios e colunas.

O suspeito foi detido e constituído arguido, por crime de dano contra a natureza e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Matosinhos.

A GNR relembra que quem capturar, destruir ou eliminar exemplares de espécies protegidas da fauna ou da flora selvagens, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime de danos contra a natureza e é punido com pena de prisão até cinco anos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter