Quarta-feira é dia do comboio de bicicletas chegar às escolas de Matosinhos

 

A quarta-feira foi o dia escolhido para os alunos das escolas da Ermida e Padre Manuel de Castro, em Matosinhos, irem de bicicleta para a escola num autêntico comboio de bicicletas.

Eram perto das 09h00 quando, já próximo da Escola Básica da Ermida, em São Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, se avistou a chegada de um comboio integrando 27 crianças de bicicletas acompanhadas de maquinistas, igualmente de bicicletas, que têm como função verificar que os alunos chegam à escola em segurança. Neste “comboio” não há bilhetes nem fiscais.

O comboio de bicicletas, projeto que está a ser implementado em Matosinhos, tem, à semelhança dos comboios tradicionais hora de saída e de chegada, assim como alguns atrasos, e paragens, noticia a agência Lusa, que acompanhou o desfile de duas rodas.

“Andar de bicicleta é muito fixe, gosto muito”, confessou à Lusa Leonardo Cavalcante, de 6 anos, que, juntamente com o irmão, apanhou o comboio por volta das 08h05 no qual percorreu cerca de quatro quilómetros até chegar ao destino onde estava a avó com a mochila, porque vir com ela “era pesado”.

Alice Ribeiro, de 9 anos, disse que os “carros causam poluição”, por isso, sempre que puder, vai apanhar o comboio de bicicletas. E acrescentou: “É muito fixe e não é muito perigoso, temos só de ter cuidado a andar”.

O percurso demora cerca de 25 a 30 minutos, tem perto de 10 paragens, as crianças têm seguro e os maquinistas são pais ou apaixonados pelas bicicletas.

Este comboio de bicicletas ainda está numa fase piloto, sendo objetivo da autarquia estendê-lo a todas as escolas do concelho, referiu o vice-presidente e responsável pelo pelouro da Mobilidade, Carlos Mouta, em declarações à Lusa.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter