Ministro das Infraestruturas garante que há vontade de abrir a linha férrea de Leixões a passageiros já em 2024

Foto de Arquivo (A Santos)

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, confirmou na sua intervenção de sexta-feira no parlamento que o Governo está a trabalhar para reabrir a passageiros a Linha de Leixões, circular ferroviária do Porto, em 2024, com frequências superiores a um comboio por hora.

“Estamos em conversações com a Câmara de Matosinhos e do Porto, estamos de facto a olhar para essa matéria”, disse João Galamba, que respondeu aos deputados na Assembleia da República, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para o próximo ano.

No entanto, o ministro ressalvou que “não é só abrir” a linha, mas “é preciso repensar as estações hoje, porque estão desfasadas da densidade e dos sítios onde os passageiros embarcam”.

Ainda assim, João Galamba assinalou que “é importante reabrir” a linha ferroviária circular do Porto aos passageiros, sendo objetivo do Governo reabri-la “o mais rapidamente [possível]”.

Para o ministro, “a complementaridade, a intermodalidade entre sistemas de transporte é determinante e deve ser pensada como um todo”.

Na intervenção de abertura, o ministro das Infraestruturas já tinha dito que “há todas as condições para avançar com as empreitadas de modernização da ligação ao Porto de Setúbal e da linha de Leixões”.

No caso de Leixões, o projeto apenas contempla o transporte de mercadorias, mas o ministro garantiu que o Governo está a trabalhar ativamente com a IP, a CP – Comboios de Portugal e os municípios “para criar condições à introdução, no ano de 2024 se possível, de serviços de passageiros”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter