Bloquistas protestaram em Matosinhos contra aumento das taxas de juro e impactos nas famílias

Foto DR

O Bloco de Esquerda realizou uma ação para denunciar o abuso do aumento das taxas de juro face aos lucros milionários da banca. A ação decorreu na manhã de sábado, dia 16, junto do balcão do Santander em Matosinhos.

Várias dezenas de bloquistas colocaram cartazes na montra do balcão do Santander e, simbolicamente, uma faixa alertando para o perigo de empobrecimento. Nos cartazes existia uma crítica aos juros elevados que são praticados pelos bancos sobre os créditos à habitação e que “servem apenas para engordar os lucros milionários dos bancos”.

“Os bancos apresentam lucros recordes, mais de 2 mil milhões de euros só na primeira metade deste ano, ganhos à custa do empobrecimento das famílias. Juros abusivos para lucros milionários, esta a realidade que não podemos aceitar. Por isso mesmo, fizemos esta ação, para alertar para o perigo de usura dos bancos sobre quem tem crédito à habitação, para alertar para o perigo real de empobrecimento”, afirmou Pedro Filipe Soares à imprensa presente.

O dirigente bloquista afirmou ainda que “o governo não pode assobiar para o lado perante o ataque que está a ser feito às famílias, não pode ser cúmplice deste roubo. A proposta que o ministro das Finanças fez de reduzir um pouco o valor das prestações nos próximos dois anos e colocar as pessoas a pagar mais, depois disso, é inaceitável: mão mexe nos lucros milionários que os bancos têm à custa das famílias”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter