Vereador da CDU em Matosinhos defende suspensão do parque eólico

José Pedro Rodrigues_Foto de Arquivo

O vereador da CDU da Câmara de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, propôs na reunião do executivo municipal de quarta-feira, a defesa junto do governo da suspensão do projeto para o parque eólico de Leixões até se perceber quais os impactos ambientais.

A coligação está preocupada com o eventual impacto no setor da pesca.

José Pedro Rodrigues apresentou uma proposta em que defendeu a suspensão do projeto do parque eólico de Leixões, que “ocupará uma área correspondente a três mil quilómetros quadrados na faixa costeira, entre as seis e as 12 milhas”.

Além da zona de Matosinhos, o parque afetará “Vila do Conde, Gaia e Póvoa de Varzim”, numa área equivalente a 11 cidades do Porto.

“É público que vários municípios manifestaram reservas sobre os impactos deste investimento e que está prevista para breve uma reunião intermunicipal para os debater”, lembrou o vereador, que considera que “há capítulos deste processo que não estão bem explicados”.

Assim, o vereador da CDU defende que a instalação e produção de “eletricidade eólica offshore numa escala como a prevista deve ser referenciada por um Plano Energético Nacional”.

Está a ser desenvolvido um estudo sobre os impactos deste projeto para ser analisado na Área Metropolitana do Porto.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter