O empreendimento SPARK Matosinhos, desenhado pelo gabinete Paulo Merlini Architects, recebeu uma Menção Honrosa, na categoria Arquitetura Sustentável, nos Prémios Verdes 2023.
Este empreendimento, promovido pelo Castro Group, irá nascer em Matosinhos inspirado nos pilares reabilitação, tecnologia, comunidade, conexão e natureza.
A cerimónia de entrega dos Prémios Verdes aconteceu ontem, Dia Mundial do Ambiente, na Fábrica da Água de Alcântara – Lisboa, e premiou os projetos mais sustentáveis do setor a nível nacional. O SPARK Matosinhos, idealizado pelo gabinete de arquitetura Paulo Merlini Architects, foi o grande vencedor na categoria Arquitetura Sustentável, com uma Menção Honrosa.
Os Prémios Verdes, são uma iniciativa da VISÃO + Grupo Águas de Portugal e destinam-se a premiar as pessoas individuais, empresas e organizações que mais se destacam em Portugal na área do ambiente. A cerimónia contou, ainda, com uma mensagem de encerramento do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Sobre este prémio, Paulo Merlini, CEO & Founding Member do gabinete vencedor, afirma: “É com enorme prazer e orgulho que vemos o SPARK Matosinhos ser distinguido pelos Prémios Verdes na categoria de Arquitetura Sustentável. Com isto, o SPARK Matosinhos afirma e confirma a sua posição de projeto de referência nacional, também, numa frente tão importante como é a da sustentabilidade ambiental.”
Este lugar traz para o futuro um dos símbolos da região e promete ser um abrigo para ideias mais inovadoras, inteligentes e sustentáveis. O SPARK Matosinhos contará com uma área total de cerca de 19 mil m², dos quais 11.100 m² de escritórios, adaptáveis às necessidades do cliente, 1.800 m² destinados a comércio e serviços, 4.000 m² de áreas comuns e de lazer, e 330 lugares de estacionamento.
Paulo Castro (CEO, Castro Group) afirma que: “é um orgulho receber esta Menção, em nome de toda a equipa Castro Group. Esta distinção é o reconhecimento do trabalho desenvolvido até aqui, na projeção de um edifício mais inteligente, voltado para as pessoas que o ocuparão e que, simultaneamente, estará conectado com o planeta”.